Indústria de carnes vê cenário positivo para exportações

Para analista, Brasil pode voltar a bater recordes em 2024

Por Nayara Figueiredo — São Paulo

Apesar da lentidão das compras chinesas, dos preços em queda e dos casos de gripe aviária pelo mundo, os exportadores brasileiros de carnes conseguiram encerrar 2023 com volumes recorde nas exportações das proteínas bovina, suína e de frango.

As receitas não chegaram a crescer em todos os casos, mas as perspectivas são de mercado favorável neste novo ano.

Os embarques de carne suína, incluindo os produtos in natura e processados, somaram 1,2 milhão de toneladas em 2023, alcançando máxima histórica, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume foi 9,8% maior que o do ano anterior, apesar de as vendas para a China terem diminuído.

Já a receita das exportações de carne suína cresceu 9,5%, para US$ 2,8 bilhões, também um recorde. De acordo com a entidade, a diversificação dos destinos das exportações fez a diferença no resultado, em especial com os embarques para países da Ásia e das Américas.
“Com as aberturas de novos mercados para a carne suína do Brasil e a boa expectativa com o comportamento dos tradicionais destinos dos produtos brasileiros, espera-se que os patamares alcançados ao longo do ano passado se mantenham neste ano”, disse Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Outro recorde foi o dos embarques de carne de frango, que aumentaram 6,6% em 2023, para 5,1 milhões de toneladas. O crescimento da receita, mais tímido, foi de 0,4%, a US$ 9,8 bilhões.

FONTE: https://globorural.globo.com/pecuaria/noticia/2024/01/industria-de-carnes-ve-cenario-positivo-para-exportacoes.ghtml

Posted in Internacional

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*